SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Resistencia, lucha de clases y movimientos sociales en América Latina: dinámicas contemporáneasEl Movimiento de Trabajadores Sin Tierra y la educación emancipadora en tiempos de crisis socioambiental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

BICALHO, Ramofly. A concepção de educação do campo no contexto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.297-310. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.46007.

O presente artigo e fruto das pesquisas realizadas em educação do campo na sua estreita articulação com os movimentos sociais, tendo a colaboração do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (PIBIC/CNPq) e do Programa de Educação Tutorial - PET Educação do Campo e Movimentos Sociais, ambos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem como objetivo central apresentar reflexões realizadas nos últimos anos acerca da concepção de educação do campo no contexto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a formação dos educadores e sua participação, enquanto seres históricos e culturais. Utilizamos, predominantemente, a pesquisa bibliográfica e documental, em especial, o Caderno de Educação n° 8 - Princípios da Educação no MST. Concluímos que a educação do campo, como práxis libertadora, e utilizada no processo de compreensão das lutas e demandas educacionais defendida pelo MST. Ela dialoga com os gestos, desejos, valores e a luta pela terra.

Palabras clave : Educação do Campo; Movimentos Sociais; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; Formação Política e Pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )