SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Resistência, luta de classes e movimentos sociais na América Latina: dinâmicas contemporâneasO Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e a educação emancipatória em tempos de crise socioambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

BICALHO, Ramofly. A concepção de educação do campo no contexto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.297-310. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.46007.

O presente artigo e fruto das pesquisas realizadas em educação do campo na sua estreita articulação com os movimentos sociais, tendo a colaboração do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (PIBIC/CNPq) e do Programa de Educação Tutorial - PET Educação do Campo e Movimentos Sociais, ambos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem como objetivo central apresentar reflexões realizadas nos últimos anos acerca da concepção de educação do campo no contexto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a formação dos educadores e sua participação, enquanto seres históricos e culturais. Utilizamos, predominantemente, a pesquisa bibliográfica e documental, em especial, o Caderno de Educação n° 8 - Princípios da Educação no MST. Concluímos que a educação do campo, como práxis libertadora, e utilizada no processo de compreensão das lutas e demandas educacionais defendida pelo MST. Ela dialoga com os gestos, desejos, valores e a luta pela terra.

Palavras-chave : Educação do Campo; Movimentos Sociais; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; Formação Política e Pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )