SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2A concepção de educação do campo no contexto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)A educação do contexto da questão agrária brasileira e as política s do Estado para a educação no/do campo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

OLIVEIRA, Renan Dias. O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e a educação emancipatória em tempos de crise socioambiental. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.311-324. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.46120.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem, desde sua origem, uma atenção especial para os espaços pedagógicos em sua dinâmica de atuação. Um importante local de formação do MST e a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), que existe desde 2005, na cidade de Guararema (SP). O objetivo deste trabalho foi pesquisar os cursos oferecidos na ENFF num recorte temporal de cinco anos (2011-2015), a partir do método da observação participante, a fim de compreender a leitura que o MST faz neste momento de crise socioambiental e, por conseguinte, sua proposta de formação educativa voltada para questões amplas da vida dos alunos e também para o mundo do trabalho. Concluiu-se que o MST tem estruturado cursos com essa temática especifica e projetado novos cursos para os próximos anos.

Palavras-chave : MST; Formação; Trabalhadores; Crise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )