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Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

AMORIM, Franciel Coelho Luz de  e  SOUSA, Raimunda Áurea Dias de. A educação do contexto da questão agrária brasileira e as política s do Estado para a educação no/do campo. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.325-346. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.46073.

O artigo centra-se nas políticas de educação criada pelo Estado no Brasil, a partir dos interesses da expansão do sistema do capital, especialmente, para o espaço rural que, na contradição, contribui para criação de uma educação que caminha na contramão do sistema - a educação do campo. Esta é construída nas lutas dos movimentos sociais, no momento em que a questão agrária ganha grande evidência justamente pelo escasseamento de alternativas de reinclusão dos expulsos da terra. Nesse sentido, o objetivo do artigo consiste em analisar as políticas do Estado para a educação no/do campo no contexto da questão agrária brasileira. Assim, buscou-se desvelar as políticas educacionais implementadas pelo Estado, em acolhimento às demandas do capital, e a caracterização dos significados do projeto alternativo de educação do campo, emergido nas bases dos movimentos de luta pela terra.

Palavras-chave : Questão Agrária; Luta Pela Terra; Políticas Educacionais; Educação do Campo.

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