SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2A educação do contexto da questão agrária brasileira e as política s do Estado para a educação no/do campoTrabalho, educação e movimento social: análise sobre o saber e a atuação política dos pesca dores afiliados à Colônia de Pesca dores Artesanais z-16 de Cametá/PA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SILVA, Márcio Gomes da. Trabalho, agricultura camponesa e produção do conhecimento agroecológico. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.347-357. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.45702.

Este texto tem como objetivo analisar a produção do conhecimento relacionado a agricultura de base agroecológica a partir das contradições históricas do campo brasileiro. Para tanto, são analisadas as mudanças ocorridas no campo, especificamente com a expansão da agricultura capitalista e suas implicações para a agricultura camponesa. Na conformação das relações de trabalho e da relação ser humano-natureza estabelecidas na agricultura camponesa, e que se edificam as condições materiais sob as quais se erguem as bases para a produção do conhecimento agroecológico. A produção do conhecimento agroecológico se dá por meio da agricultura camponesa, do conhecimento tradicional e pela produção da ciência, que se estabelece em relação direta com o conhecimento tradicional.

Palavras-chave : Trabalho; Agricultura Camponesa; Agroecologia; Conhecimento Tradicional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )