SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Trabalho, agricultura camponesa e produção do conhecimento agroecológicoSaberes e processos educativos nas experiências de trabalho em territórios insulares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

MARTINS, Egídio; RODRIGUES, Doriedson do Socorro  e  RODRIGUES, Adenil Alves. Trabalho, educação e movimento social: análise sobre o saber e a atuação política dos pesca dores afiliados à Colônia de Pesca dores Artesanais z-16 de Cametá/PA. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.358-376. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.46034.

Trabalho, Educação e Saberes dos Pescadores da Colônia Z-16 de Cametá - PA é produto de uma pesquisa que problematiza os saberes dos pescadores da Colônia Z-16 produzidos a partir do trabalho desses trabalhadores, buscando compreender como vem se dando a contribuição desses saberes quanto a fortalecê-los como sujeitos, assegurando a sobrevivência, ou negando o seu próprio trabalho. Na metodologia, pautou-se na abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como referência o materialismo histórico-dialético. Os pescadores desenvolvem seus saberes a partir do seu trabalho. A atuação política dos pescadores contribui para desenvolver o saber no e para o trabalho enquanto práxis produtiva.

Palavras-chave : Saberes do Pescador; Trabalho e Educação; Colônia de Pescadores Z-16; Movimento Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )