SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2Labor, education and social movement: analysis of the knowledge and political action of fishermen affiliated to Colony of Artisan Fishermen Z-16 of Cametá-PASeeking and recognizing rights: knowledge production about quilombola school education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

SILVA, Maria Graça. Saberes e processos educativos nas experiências de trabalho em territórios insulares. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.377-395. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.46110.

Busca analisar saberes e processos educativos inscritos em experiências de trabalho dinamizadas por mulheres e homens que integram a Associação dos Moradores e Pequenos Produtores Rurais de João Pilatos (AMPPRJP), que no cotidiano social informam relações com a biodiversidade local, examinando perspectivas de diálogo com práticas educativas escolares do campo. Trata-se de uma comunidade insular amazônida, cujas territorialidades guardam memórias de uma ancestralidade que se efetiva por meio de uma relação intensa e sistemática com a natureza, nem sempre reconhecida e considerada pelas políticas públicas. Metodologicamente opta pelo materialismo histórico, com uso de entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa indicam a centralidade do trabalho como um meio de sobrevivência do grupo familiar, cujas práticas produtivas são permeadas por princípios educativos e se constituem em espaços de circulação de saberes, de vivências e sociabilidades dos grupos sociais da comunidade e promovem impacto positivo nas suas realidades e aproximação e diálogo com a escola local.

Keywords : Saberes do Trabalho; Processos Educativos; Territorialidade Ancestral; Biodiversidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )