SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Trabalho, educação e movimento social: análise sobre o saber e a atuação política dos pesca dores afiliados à Colônia de Pesca dores Artesanais z-16 de Cametá/PABuscando e reconhecendo direitos: a produção de conhecimento sobre educação escolar quilombola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SILVA, Maria Graça. Saberes e processos educativos nas experiências de trabalho em territórios insulares. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.377-395. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.46110.

Busca analisar saberes e processos educativos inscritos em experiências de trabalho dinamizadas por mulheres e homens que integram a Associação dos Moradores e Pequenos Produtores Rurais de João Pilatos (AMPPRJP), que no cotidiano social informam relações com a biodiversidade local, examinando perspectivas de diálogo com práticas educativas escolares do campo. Trata-se de uma comunidade insular amazônida, cujas territorialidades guardam memórias de uma ancestralidade que se efetiva por meio de uma relação intensa e sistemática com a natureza, nem sempre reconhecida e considerada pelas políticas públicas. Metodologicamente opta pelo materialismo histórico, com uso de entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa indicam a centralidade do trabalho como um meio de sobrevivência do grupo familiar, cujas práticas produtivas são permeadas por princípios educativos e se constituem em espaços de circulação de saberes, de vivências e sociabilidades dos grupos sociais da comunidade e promovem impacto positivo nas suas realidades e aproximação e diálogo com a escola local.

Palavras-chave : Saberes do Trabalho; Processos Educativos; Territorialidade Ancestral; Biodiversidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )