SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2Knowledge and educational processes in work experiences in island territoriesGender socialization in families of female workers on rural Sisal environment: the challenge of rupture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

MARCELINO, Fabiana Teixeira; SANTOS, Shilton Roque dos  and  AZEVEDO, Márcio Adriano de. Buscando e reconhecendo direitos: a produção de conhecimento sobre educação escolar quilombola. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.396-412. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.46114.

Este artigo faz parte da pesquisa em andamento intitulada “A Educação Profissional e a permanência de estudantes quilombolas no IFRN: uma análise para além da Lei nº 12.711/2012”. O objetivo é realizar o levantamento da produção acadêmica acerca da educação escolar voltada para os jovens quilombolas no Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa no site do Portal de Periódicos da CAPES com os descritores “educação quilombola” e “estudantes quilombolas, educação escolar quilombola”. Resgatamos os conceitos de raça, etnia e quilombo, além de uma breve discussão sobre a história da educação dos negros no país. À guisa de conclusão, destacamos o papel do Movimento Negro na busca da afirmação de direitos na dimensão educacional.

Keywords : Educação; Quilombolas; Movimento Negro; Educação Profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )