SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Saberes e processos educativos nas experiências de trabalho em territórios insularesSocialização de gênero nas famílias de trabalhadoras do meio rural Sisaleiro: o desafio da ruptura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

MARCELINO, Fabiana Teixeira; SANTOS, Shilton Roque dos  e  AZEVEDO, Márcio Adriano de. Buscando e reconhecendo direitos: a produção de conhecimento sobre educação escolar quilombola. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.396-412. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.46114.

Este artigo faz parte da pesquisa em andamento intitulada “A Educação Profissional e a permanência de estudantes quilombolas no IFRN: uma análise para além da Lei nº 12.711/2012”. O objetivo é realizar o levantamento da produção acadêmica acerca da educação escolar voltada para os jovens quilombolas no Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa no site do Portal de Periódicos da CAPES com os descritores “educação quilombola” e “estudantes quilombolas, educação escolar quilombola”. Resgatamos os conceitos de raça, etnia e quilombo, além de uma breve discussão sobre a história da educação dos negros no país. À guisa de conclusão, destacamos o papel do Movimento Negro na busca da afirmação de direitos na dimensão educacional.

Palavras-chave : Educação; Quilombolas; Movimento Negro; Educação Profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )