SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Socialización de genéro en las familias de las trabajadoras rurales del área de Sisal: el reto de la ruptura(re)planeando clases de ciencias... el contexto de un centro de atención socioeducativa de Goiânia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

BOUTIN, Aldimara Catarina Delabona Brito  y  FLACH, Simone de Fátima. O movimento de ocupação de escolas pública s e suas contribuições para a emancipação humana. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.429-446. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.45756.

O presente texto propõe reflexões sobre as contribuições do movimento de ocupação de escolas públicas, ocorrido nos anos de 2015 e 2016 no Brasil, para a formação dos estudantes. Para tanto, a partir de pesquisa bibliográfica, as dimensões educativas dos movimentos sociais são apresentadas tendo em vista a formação na e para a vida, evidenciando o caráter educativo das ocupações das escolas. Com base na análise da organização das ocupações, em cotejamento com a bibliografia, conclui-se que o movimento de ocupação de escolas, contribuiu para a produção de conhecimentos revolucionários imprescindíveis para a emancipação humana.

Palabras clave : Movimento Estudantil; Ocupação de Escolas; Transformação Social; Emancipação Humana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )