SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Socialização de gênero nas famílias de trabalhadoras do meio rural Sisaleiro: o desafio da ruptura(Re)planejando aulas de ciências: o contexto de um centro de atendimento socioeducativo de Goiânia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

BOUTIN, Aldimara Catarina Delabona Brito  e  FLACH, Simone de Fátima. O movimento de ocupação de escolas pública s e suas contribuições para a emancipação humana. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.429-446. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.45756.

O presente texto propõe reflexões sobre as contribuições do movimento de ocupação de escolas públicas, ocorrido nos anos de 2015 e 2016 no Brasil, para a formação dos estudantes. Para tanto, a partir de pesquisa bibliográfica, as dimensões educativas dos movimentos sociais são apresentadas tendo em vista a formação na e para a vida, evidenciando o caráter educativo das ocupações das escolas. Com base na análise da organização das ocupações, em cotejamento com a bibliografia, conclui-se que o movimento de ocupação de escolas, contribuiu para a produção de conhecimentos revolucionários imprescindíveis para a emancipação humana.

Palavras-chave : Movimento Estudantil; Ocupação de Escolas; Transformação Social; Emancipação Humana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )