SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2The movement that occupied the public schools and its contribution for human emancipationDialogue without distance: reflections on tutoring on the english virtual course author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

SANTANA, Aline Neves Vieira; SCHUVARTZ, Marilda  and  OLIVEIRA-NETO, José Firmino de. (Re)planejando aulas de ciências: o contexto de um centro de atendimento socioeducativo de Goiânia. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.447-467. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.41933.

O objetivo deste trabalho centraliza-se em apresentar a elaboração do planejamento de aulas de Ciências em uma escola que atende os jovens em conflito com a lei enquanto cumprem a medida socioeducativa de internação em Goiânia. Portanto, percebe-se a necessidade de uma abordagem qualitativa nos moldes da pesquisa participante. Para a construção dos dados opta-se pela elaboração do planejamento de aulas com a professora de ciências da Unidade Escolar. Constatou-se que tratando deste perfil de estudante, da imersão da escola dentro de um ambiente de restrição e privação momentânea de liberdade, da ausência de legislação e de um currículo especifico, são atitudes simples no fazer escolar que podem permitir a esses jovens a possibilidade de adoção de procedimentos e atitudes frente a sociedade através dos conteúdos.

Keywords : Adolescentes em conflito com a Lei; Ensino de Ciências; Planejamento de Aula.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )