SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2O movimento de ocupação de escolas pública s e suas contribuições para a emancipação humanaDiálogo sem distância: reflexões sobre a tutoria de um curso virtual de língua inglesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SANTANA, Aline Neves Vieira; SCHUVARTZ, Marilda  e  OLIVEIRA-NETO, José Firmino de. (Re)planejando aulas de ciências: o contexto de um centro de atendimento socioeducativo de Goiânia. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.447-467. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.41933.

O objetivo deste trabalho centraliza-se em apresentar a elaboração do planejamento de aulas de Ciências em uma escola que atende os jovens em conflito com a lei enquanto cumprem a medida socioeducativa de internação em Goiânia. Portanto, percebe-se a necessidade de uma abordagem qualitativa nos moldes da pesquisa participante. Para a construção dos dados opta-se pela elaboração do planejamento de aulas com a professora de ciências da Unidade Escolar. Constatou-se que tratando deste perfil de estudante, da imersão da escola dentro de um ambiente de restrição e privação momentânea de liberdade, da ausência de legislação e de um currículo especifico, são atitudes simples no fazer escolar que podem permitir a esses jovens a possibilidade de adoção de procedimentos e atitudes frente a sociedade através dos conteúdos.

Palavras-chave : Adolescentes em conflito com a Lei; Ensino de Ciências; Planejamento de Aula.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )