SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2(Re) planning classes of sciences: the context of a center for social education in GoianiaThe worker formation in the Freirean perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

BOHRZ, Rafaela. Diálogo sem distância: reflexões sobre a tutoria de um curso virtual de língua inglesa. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.465-480. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.43805.

Este artigo objetiva refletir acerca da assiduidade do diálogo como elemento formativo no processo de tutoria de um curso de Língua Inglesa na modalidade a distância. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo. Inicialmente foi realizado um estudo sobre as concepções de diálogo para Freire, Moore, Filatro e Holmberg, relacionando-as com a sua compreensão na EaD e, ainda, com o documento “Referenciais de qualidade para educação superior a distância”. Posteriormente, foram analisadas as interações dostutores de um curso de Língua Inglesa da rede e-Tec com vistas a verificar de que forma ocorreu a assiduidade do diálogo. Como conclusão da pesquisa, o que se vislumbra é que teoricamente as ações delegadas aos tutores estão bem definidas, todavia a prática tutorial traz à tona aspectos que podem ser revistos pelas coordenações dos programas e devem ser enfatizados nos encontros de formação de tutores.

Keywords : Diálogo; Tutoria; Língua Inglesa; Educação a Distância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )