SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2(re)planeando clases de ciencias... el contexto de un centro de atención socioeducativa de GoiâniaLa formación de los trabajadores en la perspectiva de Freire índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

BOHRZ, Rafaela. Diálogo sem distância: reflexões sobre a tutoria de um curso virtual de língua inglesa. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.465-480. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.43805.

Este artigo objetiva refletir acerca da assiduidade do diálogo como elemento formativo no processo de tutoria de um curso de Língua Inglesa na modalidade a distância. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo. Inicialmente foi realizado um estudo sobre as concepções de diálogo para Freire, Moore, Filatro e Holmberg, relacionando-as com a sua compreensão na EaD e, ainda, com o documento “Referenciais de qualidade para educação superior a distância”. Posteriormente, foram analisadas as interações dostutores de um curso de Língua Inglesa da rede e-Tec com vistas a verificar de que forma ocorreu a assiduidade do diálogo. Como conclusão da pesquisa, o que se vislumbra é que teoricamente as ações delegadas aos tutores estão bem definidas, todavia a prática tutorial traz à tona aspectos que podem ser revistos pelas coordenações dos programas e devem ser enfatizados nos encontros de formação de tutores.

Palabras clave : Diálogo; Tutoria; Língua Inglesa; Educação a Distância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )