SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2(Re)planejando aulas de ciências: o contexto de um centro de atendimento socioeducativo de GoiâniaA formação do trabalhador e da trabalhadora numa perspectiva Freiriana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

BOHRZ, Rafaela. Diálogo sem distância: reflexões sobre a tutoria de um curso virtual de língua inglesa. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.465-480. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.43805.

Este artigo objetiva refletir acerca da assiduidade do diálogo como elemento formativo no processo de tutoria de um curso de Língua Inglesa na modalidade a distância. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo. Inicialmente foi realizado um estudo sobre as concepções de diálogo para Freire, Moore, Filatro e Holmberg, relacionando-as com a sua compreensão na EaD e, ainda, com o documento “Referenciais de qualidade para educação superior a distância”. Posteriormente, foram analisadas as interações dostutores de um curso de Língua Inglesa da rede e-Tec com vistas a verificar de que forma ocorreu a assiduidade do diálogo. Como conclusão da pesquisa, o que se vislumbra é que teoricamente as ações delegadas aos tutores estão bem definidas, todavia a prática tutorial traz à tona aspectos que podem ser revistos pelas coordenações dos programas e devem ser enfatizados nos encontros de formação de tutores.

Palavras-chave : Diálogo; Tutoria; Língua Inglesa; Educação a Distância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )