SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Diálogo sem distância: reflexões sobre a tutoria de um curso virtual de língua inglesaA contribuição do pensamento Freiriano no processo de empoderamento da juventude da Comunidade Quilombola de Paratibe, João Pessoa - PB: uma análise da experiência do Projeto Social Paratibe em Ação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

AMORIM, Rodrigo de Freitas. A formação do trabalhador e da trabalhadora numa perspectiva Freiriana. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.481-499. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.43810.

Através da pesquisa bibliográfica nos escritos de Freire procurou-se encontrar as categorias fundantes para uma reflexão critica da formação profissional do trabalhador e da trabalhadora de modo a delinear o que seja um caminho libertador e emancipador para a formação destes na atualidade. A partir da categoria do ser sujeito, demonstra-se como o trabalhador e a trabalhadora constituem-se atores de sua história e criadores de seu mundo; nas categorias do tema-gerador, do diálogo, da educação como pratica da liberdade, verifica-se que o sentido da expressão formação dos trabalhadores so pode ser compreendido em sua dimensão libertadora; e, nas categorias da participação, da militância e da educação como ato político, comprova-se que uma formação libertadora resulta na atuação consciente do trabalhador e trabalhadora sobre o mundo vivido para transforma-lo.

Palavras-chave : Trabalho; Educação; Formação Libertadora; Perspectiva Freiriana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )