SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2The worker formation in the Freirean perspectivePaulo Freire from research perspectives: the formative-investigative dialogical circles as a possibility of reinvent the circles of culture and self-directed in-service learning with teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

COSTA, Iany Elizabeth da. A contribuição do pensamento Freiriano no processo de empoderamento da juventude da Comunidade Quilombola de Paratibe, João Pessoa - PB: uma análise da experiência do Projeto Social Paratibe em Ação. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.500-518. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.44016.

O presente artigo busca analisar a contribuição do pensamento Freiriano no processo de empoderamento da juventude da Comunidade Quilombola de Paratibe, João Pessoa - PB, a partir das práticas em Educação Popular no Projeto Social Paratibe em Ação. Buscamos demonstrar como a prática educativa fundamentada no pensamento Freiriano contribui no processo de fortalecimento da identidade e da cultura da juventude quilombola. Para isso, destacamos a contribuição de Paulo Freire a partir da análise da experiência do Projeto Social Paratibe em Ação, utilizando revisão bibliográfica e entrevistas, a fim de compreender a importância do fortalecimento da identidade quilombola por meio de uma educação emancipadora.

Keywords : Paulo Freire; Juventude Quilombola; Empoderamento; Paratibe em Ação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )