SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2A formação do trabalhador e da trabalhadora numa perspectiva FreirianaPaulo Freire no âmbito da pesquisa: os círculos dialógicos investigativo-formativos como possibilidade de reinvenção dos círculos de cultura e auto(trans)formação permanente com professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

COSTA, Iany Elizabeth da. A contribuição do pensamento Freiriano no processo de empoderamento da juventude da Comunidade Quilombola de Paratibe, João Pessoa - PB: uma análise da experiência do Projeto Social Paratibe em Ação. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.500-518. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.44016.

O presente artigo busca analisar a contribuição do pensamento Freiriano no processo de empoderamento da juventude da Comunidade Quilombola de Paratibe, João Pessoa - PB, a partir das práticas em Educação Popular no Projeto Social Paratibe em Ação. Buscamos demonstrar como a prática educativa fundamentada no pensamento Freiriano contribui no processo de fortalecimento da identidade e da cultura da juventude quilombola. Para isso, destacamos a contribuição de Paulo Freire a partir da análise da experiência do Projeto Social Paratibe em Ação, utilizando revisão bibliográfica e entrevistas, a fim de compreender a importância do fortalecimento da identidade quilombola por meio de uma educação emancipadora.

Palavras-chave : Paulo Freire; Juventude Quilombola; Empoderamento; Paratibe em Ação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )