SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2A contribuição do pensamento Freiriano no processo de empoderamento da juventude da Comunidade Quilombola de Paratibe, João Pessoa - PB: uma análise da experiência do Projeto Social Paratibe em AçãoCorpo, cultura e Paulo Freire: a capoeira como possibilidade de uma educação na perspectiva da emancipação humana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

TONIOLO, Joze Medianeira dos Santos de Andrade  e  HENZ, Celso Ilgo. Paulo Freire no âmbito da pesquisa: os círculos dialógicos investigativo-formativos como possibilidade de reinvenção dos círculos de cultura e auto(trans)formação permanente com professores. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.519-537. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.44026.

O presente artigo objetiva socializar as construções realizadas no âmbito da pesquisa, tomando como base os aportes teóricos de Paulo Freire. Inspirados pelos Círculos de Cultura (FREIRE, 2014), (re)criamos os Círculos Dialógicos Investigativo-formativos como uma proposta epistemológico-política de pesquisa, a partir de oito diferentes movimentos que os constituem: a escuta sensível e o olhar/aguçado; a emersão/imersão das/nas temáticas; o distanciamento/desvelamento da realidade; a descoberta do inacabamento; os diálogos problematizadores; o registro recreativo; a conscientização e a auto(trans)formação, que vai se potencializando e se constituindo em todos os demais movimentos. Durante a realização dos Círculos Dialógicos com os professores esses movimentos vão se tramando dialógica e dialeticamente, visando sempre a auto(trans)formação, tanto do pesquisador líder como dos sujeitos coautores envolvidos na pesquisa.

Palavras-chave : Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos; Auto(trans)formação Permanente; Pesquisa; Círculos de Cultura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )