SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Paulo Freire no âmbito da pesquisa: os círculos dialógicos investigativo-formativos como possibilidade de reinvenção dos círculos de cultura e auto(trans)formação permanente com professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SCHROEDER, Anastácia; VIEIRA, Joana Rita Lopes  e  SILVA, Maria Cecília de Paula. Corpo, cultura e Paulo Freire: a capoeira como possibilidade de uma educação na perspectiva da emancipação humana. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.538-555. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.44066.

O presente artigo, de base teórica, objetiva relacionar conceitos Freirianos de ser mais, conscientização, liberdade, ler o mundo, situações limite, oprimido opressor, com os fundamentos e o universo simbólico da Capoeira, manifestação cultural afro-brasileira de luta e resistência de povos historicamente marginalizados, a fim de possibilitar uma educação libertária com base na Cultura. Por apresentar fundamentos configurados na corporeidade e em simbologias, como as cantigas, que conferem pertencimento social e histórico, além da valorização positiva de identidades historicamente silenciadas, a prática da capoeira configura-se como potencial manifestação cultural em direção ao Ser Mais, levando a inserção crítica de oprimidos na realidade, para que nela atuem voltados a emancipação humana.

Palavras-chave : Capoeira; Corpo; Paulo Freire; Educação Libertadora.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )