SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Significado da diferença entre o QI verbal e o QI de realização na WISC portuguesa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da Faculdade de Educação

Print version ISSN 0102-2555

Abstract

AZANHA, José Mario Pires. Alain ou a pedagogia da dificuldade. Rev. Fac. Educ. [online]. 1978, vol.4, n.1, pp.09-20. ISSN 0102-2555.

Partindo da crítica à má qualidade do ensino da escola atual atribuída, entre outras hipóteses, ao uso de tecnologias educacionais que se pretendem científicas, o autor argumenta sobre a falsidade histórica e epistemológica do pressuposto de que o desenvolvimento científico antecede necessariamente o desenvolvimento tecnológico. Contrapondo às pretensões da tecnologia educacional, apresenta o texto e Alain: Propos sur l’education,  tomando como tema para essa análise três pontos muito visados nas atuais preocupações pedagógicas: integração lar-escola, criatividade, ensino recreativo.

Keywords : Alain; Tecnologia da educação.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )