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Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

MARQUES, J. H. Ferreira. Significado da diferença entre o QI verbal e o QI de realização na WISC portuguesa. Rev. Fac. Educ. [online]. 1978, vol.4, n.1, pp.21-34. ISSN 0102-2555.

Partindo de uma amostra representativa da população portuguesa na faixa etária dos 6 aos 15 anos, o autor, aproveitando dados referentes à diferença entre QI verbal e o QI de realização da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC), aplicada em vários grupos etários e no conjunto de amostra para a aferição, fez sua pesquisa incidir sobre outros fatores como zona residencial, profissão do pai e nível do QI da escola completa, que poderiam alterar o significado dessa diferença.  Conclusões: não foram encontradas variações importantes entre as sub-amostras das zonas urbana ou rural; quanto à profissão do pai, somente no grupo O da Classificação Internacional das Profissões (profissões liberais), surgiu uma distribuição nitidamente assimétrica das diferenças entre o QI verbal e o QI de realização com predominância de casos em que aquele é superior a este; quanto ao nível do QI da escala completa, as diferenças positivas entre o QI verbal e o QI de realização, quando o QI da escala completa é a partir de 130 e, o inverso, quando abaixo de 70. Nesse caso, mais pronunciada na sub-amostra do ensino especial.

Palavras-chave : Teste de inteligência - Portugal.

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