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Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

CHOMSKY, Nohan. Psicologia e ideologia. Rev. Fac. Educ. [online]. 1979, vol.5, n.1-2, pp.09-54. ISSN 0102-2555.

Há um século, um liberal inglês descreveu o chinês como uma “raça” inferior de maleáveis orientais”(1). Na mesma época a antropologia tornou-se profissionalizada como uma disciplina “intimamente associada com o surgimento da raciologia”(2). Confrontada com as afirmações racistas da antropologia do século XIX, uma pessoa racional faria dois tipos de questão: Qual é o estatuto científico dessas afirmações? e: A que necessidades sociais ou ideológicas elas servem? As questões são logicamente independentes, mas as do segundo tipo surgem naturalmente à medida em que as pretensões científicas são solapadas. No caso da antropologia racista do século XIX a questão do estatuto científico não é mais considerada seriamente e não é também difícil perceber qual era sua função social. Se o chinês era maleável por natureza, o que se poderia objetar contra um controle exercido por uma raça superior?

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