SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1-2Haveria uma ideologia em Skinner?Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

BEISIEGEL, Celso de Rui. Cultura do povo e educação popular. Rev. Fac. Educ. [online]. 1979, vol.5, n.1-2, pp.77-91. ISSN 0102-2555.

A proposta do autor é demonstrar que as transformações ocorridas nos movimentos educativos se devem muito mais aos interesses das classes dominantes, desejosas de imprimir um ritmo desenvolvimentista à sociedade brasileira, do que ao propósito de atender as necessidades da grande massa da população. Analisa a modificação ocorrida na rede escolar secundária no Estado de São Paulo em 1945, com a queda do Estado Novo, até o final da década de 60, período marcado por profundas mudanças sócio-econômicas e políticas, que determinaram alterações no sistema de ensino paulista. Faz um retrospecto do movimento liberal no país, desde suas origens, mostrando de que modo o liberalismo influenciou a concepção de uma “educação popular”, e as transformações dos processos educativos. Traça dois paralelos entre dois movimentos aparentemente semelhantes: a Campanha Nacional de Educação de Adultos, promovida pelo Ministério de Educação e Saúde em, 1947, e o Programa Nacional de Alfabetização, que utilizava o método Paulo Freire de Alfabetização de Adultos, deixando bem clara a diferença entre um programa que tinha em vista os intedia a conscientizar os indivíduos de sua situação de classe. Considera o aspecto político como fator decisivo ao entendimento das transformações ocorridas, já que estas exprimem a orientação dos grupos no poder: enfatiza que somente no âmbito dos interesses políticos o termo “educação popular” adquire um significado mais preciso.

Palavras-chave : Educação de Adultos; Desenvolvimento Social; Política Educacional.

        · texto em Português     · Português ( pdf )