SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1-2Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulistaPara uma história da educação brasileira: perspectivas duma pesquisa histórico-pedagógica (a propósito de um novo acervo documental) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da Faculdade de Educação

Print version ISSN 0102-2555

Abstract

CAEIRO, Francisco da Gama. Para uma história do iluminismo no Brasil: notas acerca da presença de Verney na cultura brasileira. Rev. Fac. Educ. [online]. 1979, vol.5, n.1-2, pp.109-117. ISSN 0102-2555.

O objetivo do artigo é mostrar que a influência exercida por Luis Antonio Verney, a figura mais representativa do iluminismo português, na formação cultural brasileira, foi bem mais significativa do que se supõe. Através do inventário das obras setecentistas existentes em bibliotecas brasileiras, pesquisando os influxos verneyanos no ensino da época, o autor confirma a presença de Verney na literatura, nas reformas pedagógicas e no pensamento brasileiro do período setecentista.

Keywords : Brasil; História da Educação; Verney.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )