SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Tragédia burguesa de Octávio de Faria: significado do adolescente author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da Faculdade de Educação

Print version ISSN 0102-2555

Abstract

AMARAL, Maria Nazaré de Camargo Pacheco. Johann Friedrich Herbart: instruir acima de  tudo uma forma de educar. Rev. Fac. Educ. [online]. 1980, vol.6, n.1, pp.07-14. ISSN 0102-2555.

Neste artigo a autora procura propor  um outro modo de encarar a tão conhecida “Instrução  Educativa” de J. F. Herbart. Esta, ao contrário do que a crítica tem julgado, isto é, como uma simples forma de instruir, pode ser interpretada, acima de tudo, como um dentre outras formas igualmente sadias de educar. Afinal, parece estranho que um pedagogo, tão rigorosamente preocupado com a ciência de educar, pudesse reduzi-la, sem qualquer escrúpulo, a uma mera instrução, como pretendem alguns.

Keywords : Herbart; Filosofia da educação; Instrução; Educação.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )