SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Tragédia burguesa de Octávio de Faria: significado do adolescente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

AMARAL, Maria Nazaré de Camargo Pacheco. Johann Friedrich Herbart: instruir acima de  tudo uma forma de educar. Rev. Fac. Educ. [online]. 1980, vol.6, n.1, pp.07-14. ISSN 0102-2555.

Neste artigo a autora procura propor  um outro modo de encarar a tão conhecida “Instrução  Educativa” de J. F. Herbart. Esta, ao contrário do que a crítica tem julgado, isto é, como uma simples forma de instruir, pode ser interpretada, acima de tudo, como um dentre outras formas igualmente sadias de educar. Afinal, parece estranho que um pedagogo, tão rigorosamente preocupado com a ciência de educar, pudesse reduzi-la, sem qualquer escrúpulo, a uma mera instrução, como pretendem alguns.

Palabras clave : Herbart; Filosofia da educação; Instrução; Educação.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )