SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Tragédia burguesa de Octávio de Faria: significado do adolescente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

AMARAL, Maria Nazaré de Camargo Pacheco. Johann Friedrich Herbart: instruir acima de  tudo uma forma de educar. Rev. Fac. Educ. [online]. 1980, vol.6, n.1, pp.07-14. ISSN 0102-2555.

Neste artigo a autora procura propor  um outro modo de encarar a tão conhecida “Instrução  Educativa” de J. F. Herbart. Esta, ao contrário do que a crítica tem julgado, isto é, como uma simples forma de instruir, pode ser interpretada, acima de tudo, como um dentre outras formas igualmente sadias de educar. Afinal, parece estranho que um pedagogo, tão rigorosamente preocupado com a ciência de educar, pudesse reduzi-la, sem qualquer escrúpulo, a uma mera instrução, como pretendem alguns.

Palavras-chave : Herbart; Filosofia da educação; Instrução; Educação.

        · texto em Português     · Português ( pdf )