SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Sobre a natureza da Politeia Lacedemônia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. É importante alfabetizar a criança na prés-escola?. Rev. Fac. Educ. [online]. 1981, vol.7, n.1, pp.27-41. ISSN 0102-2555.

Atualmente, as instituições de educação infantil, em sua grande maioria, estão alfabetizando as crianças em torno de 6 anos de idade. Os motivos que levaram tais instituições à alfabetização precoce são: a necessidade de “ganhar tempo” para acompanhar a dinâmica da vida atual; a exigência das escolas de elite de imporem mini-vestibulares para a admissão das crianças no 1º. grau; a divulgação de experiências de aprendizagem precoce da leitura e da escrita realizadas em outros países e o apoio que certos especialistas oferecem às referidas experiências.  Questionamos esta pressa em alfabetizar a criança a partir de uma teoria piagetiana e apontamos problemas mais relevantes, como as carências culturais e nutricionais que, a meu ver, merecem prioridade nos currículos de educação infantil.

Palavras-chave : Pré-Escola; Alfabetização; Currículo; Carência Cultural; Carência Nutricional .

        · texto em Português     · Português ( pdf )