SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2A luta de gerações e os problemas da educação: velhos e jovens no teatro de AristófanesAbertura no ensino de líguas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

VILLALOBOS, Maria da Penha. Skinner: duas perguntas. Rev. Fac. Educ. [online]. 1981, vol.7, n.2, pp.59-76. ISSN 0102-2555.

A autora procura encontras as razões que levam o psicólogo a dar esse nome ao livro no qual ele descreve a organização de uma comunidade presidida pelos princípios da engenharia comportamental. Por não aceitar que a diferença apontada por Skinner, entre o seu Walden II e o Walden de Thoreau seja a única diferença entre os dois trabalhos, ele passa a fazer uma análise comparativa das duas obras. Após indicar vários aspectos que caracterizariam visões do homem radicalmente diferentes, a autora termina por apontar o aspecto que aproximaria os dois autores, qual seja, cada um deles expressando uma forma profundamente americana de sentir o homem. De acordo com Tocquevile, o americano tinha um grande amor pela liberdade e pela igualdade e é nesse sentido que Skinner e Thoreau se aproximariam e se complementariam, o primeiro buscando igualdade e o último, a liberdade.

Palavras-chave : Liberdade; Igualdade; Sociedade .

        · texto em Português     · Português ( pdf )