SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1-2Nem apocalípticos, nem integradosO ensino de história no 2º. Grau: problemas, deformações e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Piaget e o ensino de ciências. Rev. Fac. Educ. [online]. 1983, vol.9, n.1-2, pp.55-77. ISSN 0102-2555.

Na primeira parte do trabalho, procuramos ressaltar, através da análise de duas experiências por Inhelder e Piaget, no livro “Da lógica da criança à lógica do adolescente”, Algumas características do estágio de desenvolvimento intelectual concreto e formal, importantes para o ensino de Química. A primeira experiência procura mostrar as operações que intervêm na dissociação de fatores e a segunda estuda o raciocínio combinatório por meio da combinação de corpos químicos. Nas duas experiências, as operações lógicas são estudadas através da análise das falas das crianças e adolescentes. Na segunda parte, procuramos mostrar a diferença entre a pesquisa piagetiana e o professor em sala de aula. Levantamos as questões: os modelos conceituais dos adolescentes são coerentes com os modelos dos cientistas? Existe relação entre o aprendizado de um conteúdo e os níveis de desenvolvimento do pensamento definidas por Piaget? Para respondê-las analisamos duas pesquisas feitas, aqui no Brasil, em ensino de Física.

Palavras-chave : Ensino de Ciências; Ensino de Química; Piaget; Pesquisa em Ensino.

        · texto em Português     · Português ( pdf )