SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1-2Piaget e o ensino de ciênciasEducação e currículo: promessas e contribuições da nova sociologia da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

NADAI, Elza. O ensino de história no 2º. Grau: problemas, deformações e perspectivas. Rev. Fac. Educ. [online]. 1983, vol.9, n.1-2, pp.79-91. ISSN 0102-2555.

O objetivo desse artigo é analisar o ensino de história na escola de oficiais da grande São Paulo que demonstrou as principais distorções referentes à abordagem do conteúdo histórico. Em seguida, analisa a “prontidão” do aluno de 2º. Grau para o estudo da história e, contraditoriamente, os problemas e deformações desse ensino na prática. Posteriormente, traça algumas perspectivas que  segundo a autora, criaria condições para a superação dos problemas analisados.

Palavras-chave : Ensino de História; Segundo Grau; Processo Histórico; Crítica; Abordagem do Conteúdo; Formação do Professor.

        · texto em Português     · Português ( pdf )