SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1O papel que cabe aos sociólogos dentro das escolas em sociedades democráticasEstudo da organização departamental nas universidades mantidas pelo governo do estado de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

SPOSITO, Marília Pontes. O direito à educação: a omissão do estado e o abandono da escola pública. Rev. Fac. Educ. [online]. 1984, vol.10, n.1, pp.34-39. ISSN 0102-2555.

O artigo analisa as relações entre a ação do estado e os movimentos sociais na implantação das políticas sociais, particularmente  a educação pública. Traçando breve esboço da evolução do sistema de ensino oficial em São Paulo, a autora ressalta a importância das mobilizações populares observadas no período populista para a expansão das oportunidades de acesso à escola pública. Considera a relevância desses movimentos, na conjuntura atual, para a melhoria da qualidade do ensino destinado às camadas populares. As possibilidades de participação e a crítica às concepções populistas dessa participação no âmbito educativo também são objeto de exame no artigo.

Palavras-chave : Escola Pública; Movimentos Sociais; Participação Popular.

        · texto em Português     · Português ( pdf )