SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1O direito à educação: a omissão do estado e o abandono da escola públicaA propósito do documento preliminar para a reorientação das atividades da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo: nota explicativa e texto integral do Documento Preliminar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da Faculdade de Educação

Print version ISSN 0102-2555

Abstract

CHAMLIAN, Helena Coharik. Estudo da organização departamental nas universidades mantidas pelo governo do estado de São Paulo. Rev. Fac. Educ. [online]. 1984, vol.10, n.1, pp.41-124. ISSN 0102-2555.

Partindo da hipótese de que a estrutura departamental proposta pela Reforma universitária, em seus documentos legais, introduz, na prática, efeitos inovadores parciais em relação ao regime de cátedras que pretende substituir, o presente estudo procura investigar o efetivo funcionamento dos departamentos a partir das três universidades mantidas pelo governo do estado de São Paulo: a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Para tanto, apresenta uma caracterização do regime de cátedras no ensino superior brasileiro e descreve os principais aspectos assumidos pela organização departamental na Reforma Universitária. Por outro lado, tendo em vista os casos selecionados para estudo, realiza uma análise comparativa da implantação do departamento nas três universidades selecionadas chegando à conclusão de que existem diferenças entre a estrutura e organização propostas nas universidades tomadas como exemplo, quanto ao departamento.

Keywords : Reforma Universitária; Estrutura Departamental; Departamento; Cátedra; Universidade de São Paulo; Universidade Estadual de Campinas; Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )