SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Obstáculos institucionais à democratização do ensino em São PauloA propósito do Relatório da CEI (Coordenadoria do Ensino do Interior) sobre o Documento Preliminar: análise da UNESP, UFSCAR e UNIMEP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da Faculdade de Educação

Print version ISSN 0102-2555

Abstract

MORAES, Carmen Sylvia Vidigal; NADAI, Elza  and  SPOSITO, Marília Pontes. A propósito do relatório da COGSP (Coordenadoria do Ensino da grande São Paulo) sobre o Documento Preliminar: análise da Faculdade de Educação da USP. Rev. Fac. Educ. [online]. 1984, vol.10, n.1, pp.146-155. ISSN 0102-2555.

Este trabalho, apresentado como contribuição de alguns docentes da Faculdade de Educação/USP ao III Forum de Debates realizado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em dezembro de 1983, é fruto de uma primeira tentativa de análise das propostas elaboradas pelos professores de todas as unidades escolares da Grande São Paulo. Procurando respeitar a pluralidade das propostas e a diversidade de pontos de vista que elas expressam busca-se, ao  mesmo tempo, captar as tendências marcantes, dar ênfase à unanimidade de posições para a qual convergem as reivindicações fundamentais dos professores no que diz respeito à política educacional, desde as relações político-ideológicas mais abrangentes até a prática pedagógica do dia-a-dia na sala de aula. Em seguida, elabora-se uma apreciação crítica final visando apreender o significado das principais divergências e contradições presentes no diagnóstico da escola pública realizado pelos professores.

Keywords : Ensino Público; Descentralização; Desburocratização; Autonomia da Escola; Participação; Democratização do Ensino.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )