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Revista da Faculdade de Educação

Print version ISSN 0102-2555

Abstract

CARVALHO, José Carlos de Paula. A dimensão do imaginário na problemática organizacional da educação. Rev. Fac. Educ. [online]. 1985, vol.11, n.1-2, pp.19-42. ISSN 0102-2555.

Levantando, de modo sistemático e histórico-estrutural, as "funcionalidades" educacionais e alguns dos "ideologemas" que embasam a prática teórica da ciência econômico-administrativa (articulados pelo campo semântico da "racionalidade técnica" e da "organização racional do trabalho") definindo-a, ao longo de suas elaborações várias, como "espírito do capitalismo", visa-se aqui ao confronto entre "modelos entrópicos" e "modelos neg-entrópicos" na teoria das organizações e na administração da educação, mediando-se as críticas à "razão técnica" pela instauração da "dimensão do Imaginário" como dinâmica simbólico-organizacional. Faz-se, pois, uma crítica às "ideo-lógicas" nos seus vários matizes, esboçando-se as futuras linhas de uma espistemologia da ciência econômico-administrativa e das "antropolíticas" educacionais.

Keywords : Razão Técnica; Racionalidade Formal; "Espírito do Capitalismo"; Funções da Educação; Racionalização do Trabalho; Organizações Burocráticas; Modelos "Entrópicos"; Modelos "Neg-Entrópicos"; Modelos "Ideo-Lógicas"; Dimensão do Imaginário; Estratégias Simbólico-Organizacionais; Estratégias do"Comportamento Organizacional Alternativo"; Estratégia de um "Modelo Energético de Intervenção Institucional".

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