SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1-2A dimensão do imaginário na problemática organizacional da educaçãoDeterminantes do rendimento escolar de crianças de 1.ª série author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da Faculdade de Educação

Print version ISSN 0102-2555

Abstract

BARUFI, Luadir. O ensino da leitura do texto escrito. Rev. Fac. Educ. [online]. 1985, vol.11, n.1-2, pp.43-62. ISSN 0102-2555.

A leitura do texto escrito impõe-se como questão de honra num processo de ensino da linguagem em todos os níveis de sua implantação curricular. Analisar a leitura como um processo operante, da parte de um leitor-aluno, suscita, além de indicadores válidos, para uma prática de ensino, questões metodológicas mais amplas para a própria didática. A lingüística tem fornecido subsídios decisivos no âmbito de vetores filosóficos que ora presidem essa abordagem, exigindo a tratação temática de uma gramática formal. Dispõe-se esta numa, se bem que pretensa, práxis interpretativa, domínio de uma poética de testemunho, onde se defrontam autor, texto, intérprete.

Keywords : Paradigma; Gramática Funcional; Gramática Formal; Diferença; Equilíbrio.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )