SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1-2A dimensão do imaginário na problemática organizacional da educaçãoDeterminantes do rendimento escolar de crianças de 1.ª série índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

BARUFI, Luadir. O ensino da leitura do texto escrito. Rev. Fac. Educ. [online]. 1985, vol.11, n.1-2, pp.43-62. ISSN 0102-2555.

A leitura do texto escrito impõe-se como questão de honra num processo de ensino da linguagem em todos os níveis de sua implantação curricular. Analisar a leitura como um processo operante, da parte de um leitor-aluno, suscita, além de indicadores válidos, para uma prática de ensino, questões metodológicas mais amplas para a própria didática. A lingüística tem fornecido subsídios decisivos no âmbito de vetores filosóficos que ora presidem essa abordagem, exigindo a tratação temática de uma gramática formal. Dispõe-se esta numa, se bem que pretensa, práxis interpretativa, domínio de uma poética de testemunho, onde se defrontam autor, texto, intérprete.

Palabras clave : Paradigma; Gramática Funcional; Gramática Formal; Diferença; Equilíbrio.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )