SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1-2A dimensão do imaginário na problemática organizacional da educaçãoDeterminantes do rendimento escolar de crianças de 1.ª série índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

BARUFI, Luadir. O ensino da leitura do texto escrito. Rev. Fac. Educ. [online]. 1985, vol.11, n.1-2, pp.43-62. ISSN 0102-2555.

A leitura do texto escrito impõe-se como questão de honra num processo de ensino da linguagem em todos os níveis de sua implantação curricular. Analisar a leitura como um processo operante, da parte de um leitor-aluno, suscita, além de indicadores válidos, para uma prática de ensino, questões metodológicas mais amplas para a própria didática. A lingüística tem fornecido subsídios decisivos no âmbito de vetores filosóficos que ora presidem essa abordagem, exigindo a tratação temática de uma gramática formal. Dispõe-se esta numa, se bem que pretensa, práxis interpretativa, domínio de uma poética de testemunho, onde se defrontam autor, texto, intérprete.

Palavras-chave : Paradigma; Gramática Funcional; Gramática Formal; Diferença; Equilíbrio.

        · texto em Português     · Português ( pdf )