SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1-2Determinantes do rendimento escolar de crianças de 1.ª sérieA escola e o ato de estudar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da Faculdade de Educação

Print version ISSN 0102-2555

Abstract

MASETTO, Marcos T.. O processo ensino-aprendizagem no curso de medicina. Rev. Fac. Educ. [online]. 1985, vol.11, n.1-2, pp.85-91. ISSN 0102-2555.

Este artigo procura discutir três aspectos que, em geral, se encontram nos cursos de medicina: a predominância que se dá ao desenvolvimento da pesquisa e da assistência ou prestação de serviços, relegando-se para segundo plano o ensino da própria ciência, a não formação pedagógica da maioria absoluta do corpo docente das faculdades; uma relação entre professor e aluno, de forma dicotomizada, cada um responsável por uma função. Entrando no assunto, abordamos os seguintes itens: no processo de ensino-aprendizagem o aluno é o sujeito do processo, não apenas como um profissional que se capacita, mas como pessoa na sua globalidade que continua se educando. Este nosso aluno aprende uma atitude de interação com o professor, com os colegas, com a pesquisa, com os pacientes, com a sociedade; discutimos características de uma aprendizagem significativa e, ao final, nos perguntamos sobre o papel do professor nesse processo.

Keywords : Aprendizagem Significativa; Relação Professor-Aluno; Interação; Papel do Professor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )