SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1-2A escola e o ato de estudarO cinqüentenário dos parques infantis de São Paulo: 1935/1985 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

MORAES, Carmen Sylvia Vidigal. O ideário republicano e a educação: o ensino em Campinas no final do século XIX. Rev. Fac. Educ. [online]. 1985, vol.11, n.1-2, pp.101-134. ISSN 0102-2555.

Este trabalho tem por objetivo focalizar a educação escolar, em Campinas, nas últimas décadas do século XIX, de forma que as realizações educacionais nesta cidade sejam entendidas como parte da estratégia política de um grupo representante da fração economicamente mais poderosa da classe dominante (fazendeiros de café do oeste paulista) que, alijada do poder, almejava ter acesso a ele com a vigência do estado republicano. Dividiu-se esta exposição, basicamente, em duas partes. Na primeira, após um rápido diagnóstico da educação na Província de São Paulo, procura-se analisar a situação do ensino público e privado em Campinas. Na segunda parte, propõe-se averiguar como se expressa a ação educativa dos republicanos no que diz respeito à organização e funcionamento do “Culto à Ciência”, instituição particular, de nível.

Palabras clave : Ensino Particular; Instituição Popular; Ensino Secundário; Projeto Político Republicano.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )