SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1-2A questão pública da satisfação/insatisfação do professor no trabalhoA municipalização do ensino de 1.º grau: tese controvertida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de  e  TEIXEIRA, Odete P. B.. O conceito de velocidade em alunos de 5.ª série do 1.º grau: um estudo a partir de questões típicas de sala de aula. Rev. Fac. Educ. [online]. 1985, vol.11, n.1-2, pp.173-191. ISSN 0102-2555.

O principal intuito deste estudo foi o de investigar como os alunos de 5.ª série do 1.º grau conceituam velocidade quando o material usado nas entrevistas constitui-se de questões semelhantes às comumente dadas em aulas de ciências (física). Após a análise das respostas percebe-se que o conceito de velocidade dos alunos da faixa etária de 10 a 12 anos parece estar voltado somente ou ao aspecto temporal ou ao aspecto espacial e não a uma relação espaço-temporal. Pode-se perceber, também, que aqueles que inicialmente forneceram respostas não-corretas, à medida que visualizaram os movimentos dos carrinhos, nas maquetes, mudaram de opinião, fornecendo respostas corretas; porém o simples fato de observarem os movimentos não foi condição suficiente para darem uma justificativa lógica. O conceito de velocidade parece estar muito mais lido ao sujeito - na medida em que é avaliado em função do que ele observa no cotidiano, da sua vivência, do que em relação ao objeto, daquilo que é realmente observado, - na medida em que esta avaliação é muito carregada de explicações pré-causais, envolvendo o animismo, o finalismo ou a causalidade moral.

Palavras-chave : Estudo de Conceitos; Velocidade; Ensino de Física.

        · texto em Português     · Português ( pdf )