SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1-2O conceito de velocidade em alunos de 5.ª série do 1.º grau: um estudo a partir de questões típicas de sala de aulaEmpresa, educação e meritocracia: a propósito de Michael Young índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

BARRETTO, Elba Siqueira de Sá  y  ARELARO, Lisete Regina Gomes. A municipalização do ensino de 1.º grau: tese controvertida. Rev. Fac. Educ. [online]. 1985, vol.11, n.1-2, pp.193-210. ISSN 0102-2555.

O artigo discute a questão da municipalização do ensino de 1.º e 2.º graus no Brasil, analisando, historicamente, as atribuições do município, tanto no que se refere às funções educacionais em textos legais, quanto as suas reais condições financeiras de execução da escola básica de 8 anos. Analisa ainda a problemática que a municipalização coloca, quando se considera a transformação de todo o ensino de 1.º grau municipal, bem como a tendência atual de consideração do município como a instância mais próxima da comunidade, e como tal, tradutora mais legítima dos seus anseios.

Palabras clave : Municipalização do Ensino; Ensino de 1.º e 2.º Graus; Descentralização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )