SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1-2Os problemas educacionais na Assembléia Nacional Constituinte de 1934Um caso de estágio na preparação de professores de biologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

OLIVEIRA, Romualdo Luiz Portela de  e  PENIN, Sonia Terezinha de Souza. A educação na constituinte de 1946. Rev. Fac. Educ. [online]. 1986, vol.12, n.1-2, pp.261-288. ISSN 0102-2555.

Os autores recuperam o debate constituinte de 1946. A descrição e análise deste debate é precedida de uma exposição do contexto educacional e do ensino da época. São identificados como temas destacados no debate: a liberdade de ensino e o ensino oficial, o ensino leigo versus o ensino religioso, a questão das verbas para a educação e a responsabilidade do estado na estruturação e manutenção do sistema de ensino. A análise dos autores coteja os principais temas em debate com a organização e resultados educacionais na época e discute as contradições aí presentes.

Palavras-chave : Constituinte; Educação; Constituinte de 1946; Liberdade de ensino; Ensino laico versus ensino religioso; Verbas para a educação; Responsabilidade do estado; Estruturação da escola pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )