SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1-2A informática escolar: aspectos de uma didáticaO papel da universidade brasileira nas escolas públicas: uma experiência alternativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

PENTEADO, Heloisa Dupas. As relações pedagógicas: a questão da autoridade e do autoritarismo. Rev. Fac. Educ. [online]. 1986, vol.12, n.1-2, pp.303-312. ISSN 0102-2555.

Dentre as relações pedagógicas vividas dentro das escolas entre professores e alunos, na atualidade, a idéia de “autoridade” encontra-se costumeiramente perdida ou esquecida em meio às preocupações com o “autoritarismo”. Recuperar o seu sentido político da vivência dessas posições-chave no processo de ensino/aprendizagem desenvolvido nas escolas, a saber: a posição de professor e a posição de aluno. Recuperação imprescindível na construção de um projeto democrático de escola.

Palabras clave : Autoridade; Autoritarismo; Democracia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )