SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1-2Três conferências sobre o imaginário social e cotidianidade: apresentaçãoA superação do indivíduo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

JAVEAU, Claude. O paradigma do ator e a sociologia da vida quotidiana: ampliação do campo sociológico ou redução do terceiro estágio comteano?. Rev. Fac. Educ. [online]. 1986, vol.12, n.1-2, pp.326-333. ISSN 0102-2555.

Estaria a sociologia forjando, para usar um lexema na moda, um novo paradigma (no sentido kuhniano do termo) ou, ao contrário, trata-se somente da emergência de uma corrente de pensamento que, ainda há pouco em Strasbourg, Touraine chamava de “cinismo” na sociologia atual? A descoberta do ator (no sentido dramatúrgico do termo; noutro léxico diríamos, o agente) social não é nova. Se Gabriel Tarde não tivesse sido tão “recalcado” por Durkheim e seus epígones, talvez o isomorfema que tentava fundar tivesse se saído melhor na sociologia francesa. Nos E.U.A. o behaviorismo e a sociologia formal de Simmel deveriam dar origem a embriões mais bem nutridos: o interacionismo simbólico, a etnometodologia, a sociologia cognitiva, para citar só os mais importantes. Homens como G. H. Mead, A. Schutz, H. Garfinkel e sobretudo E. Goffman não são desconhecidos nos países de língua francesa. Suas obras talvez o sejam; mas chegou a bom tempo a hora das traduções.

        · texto em Português     · Português ( pdf )