SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Administração de material e educaçãoPsicanálise e educação: Arthur Ramos: um episódio da história da educação no Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da Faculdade de Educação

Print version ISSN 0102-2555

Abstract

CARVALHO, José Carlos de Paula. O imaginário e o pensamento organizacional na obra de Edgar Morin: seus fundamentos antropológicos. Rev. Fac. Educ. [online]. 1987, vol.13, n.1, pp.43-89. ISSN 0102-2555.

Partindo das linhas da força de uma antropologia da educação em suas implicações organizacionais, escribadas nos “projetos de unidade da Ciência do Homem” (antropologia complexa de E. Morin e antropologia do Imaginário de G. Durand), procuramos evidenciar os traços definidores de uma organizacionalidade hipercomplexa, pilotando-se a “noologia” e lançando os prolegômenos de uma antropolítica e de uma praxiatria alicerçadas na noção de auto-organização ou auto-poiesis.

Keywords : Antropologia da Educação; Antropologia das Organizações; Projetos de Unidade da Ciência do Homem; Antropologia e Paradigma da Complexidade; Sistemas Autopoiéticos; Noológica e Auto-Organização; Neotonia Negentrópica; Hipercomplexidade; Modelo Energético -Praxiátrico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )