SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Administração de material e educaçãoPsicanálise e educação: Arthur Ramos: um episódio da história da educação no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

CARVALHO, José Carlos de Paula. O imaginário e o pensamento organizacional na obra de Edgar Morin: seus fundamentos antropológicos. Rev. Fac. Educ. [online]. 1987, vol.13, n.1, pp.43-89. ISSN 0102-2555.

Partindo das linhas da força de uma antropologia da educação em suas implicações organizacionais, escribadas nos “projetos de unidade da Ciência do Homem” (antropologia complexa de E. Morin e antropologia do Imaginário de G. Durand), procuramos evidenciar os traços definidores de uma organizacionalidade hipercomplexa, pilotando-se a “noologia” e lançando os prolegômenos de uma antropolítica e de uma praxiatria alicerçadas na noção de auto-organização ou auto-poiesis.

Palavras-chave : Antropologia da Educação; Antropologia das Organizações; Projetos de Unidade da Ciência do Homem; Antropologia e Paradigma da Complexidade; Sistemas Autopoiéticos; Noológica e Auto-Organização; Neotonia Negentrópica; Hipercomplexidade; Modelo Energético -Praxiátrico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )